banner psicologia das cores mauricio faccin designer

Você já se perguntou o porquê de usarmos preto em funerais? Ou talvez porque a maioria das noivas casam de branco? Será mesmo que rosa é para meninas e azul para meninos? 

Uma das explicações para isso é que cada cor gera um sentimento em nós. Seja ele de felicidade, tristeza, saudade, paixão, amor, ódio, as cores determinam em como nos comportamos em determinadas situações e até em como nos vestimos para diferentes ocasiões. 

Com a criação da psicologia e os crescentes estudos ao longo dos séculos, pudemos entender melhor em como as cores agem no consciente e inconsciente de cada indivíduo. A esse estudo do cérebro humano e em como recebemos as emoções, sentimentos e desejos damos o nome de Psicologia das Cores. 

Estudos das Cores: o despertar da curiosidade

Curiosos por entender em como essa resposta do cérebro ao estímulo que cada cor gera no indivíduo é causada que muitos estudiosos começaram a vivenciar pesquisas e descrever o resultado de seus experimentos. 

Uma das mais antigas citações que temos notícia vem do filósofo grego Aristóteles. Ele propôs a classificação da cor como uma propriedade formado de um objeto. Já falamos um pouco disso em nossa matéria sobre Gestalt

Muitos estudos seguiram de forma empírica e sem muito embasamento científico seguiram. Até Leonardo da Vinci se arriscou nesse meio. Tudo de forma bem primária e criando conceitos com base na experiência de cada indivíduo. 

Foi aí que, em 1665, Isaac Newton o físico que propôs a lei da gravidade surge com novos conceitos em relação a luz e seu comportamento físico no espaço. Com seu prisma, ele decompôs a luz branca que entrava em sua janela em um espectro de várias cores diferentes. Através desse arco íris artificial criado por Isaac podemos hoje entender, do que a luz que recebemos do sol e de tantas outras fontes, é formada.

Com essa descoberta, Newton pode criar vários documentos sobre seus experimentos e construiu alguns aparelhos com base nessa “quebra” da luz branca em seus espectros. 

Passados quase 200 anos, um impressor chamado Le Blon conseguiu produzir os primeiros pigmentos para impressão: amarelo, vermelho e azul.  

No século XIX, o poeta Goethe passou 40 anos estudando a teoria de Newton e como ele poderia melhorá-la. Uma das maiores contribuições de seus estudos foram o entendimento em como as cores eram retidas pela retina humana, a tendência do olho humano em ver nas bordas de uma cor complementar, notou que objetos brancos sempre parecem maiores do que os objetos com ausência de luz (preto).

Goethe reinterpretou as cores com base em alguns estudos dentre eles o de Le Blon. Foi dele uma das contribuições para a formação do padrão CMYK usado em impressões gráficas até hoje. 

Propôs finalmente o estudo das cores em três linhas distintas: a cor física (óptica física), a cor fisiológica (óptica fisiológica) e a cor química (óptica fisico-química).

Estudos modernos de Psicologia das cores 

Em 2006, a socióloga alemã Eva Heller deu uma outra contribuição importantíssima para a psicologia das cores. Ela comandou uma série de experimentos para determinar qual o comportamento do indivíduo perante uma cor e em como essa cor determina o grau de suas ações com relação ao marketing. 

Heller percebeu que o comportamento de cada um diante das cores era determinado pelas suas vivências culturais e históricas. Tudo é gravado em nosso cérebro devido a relação que temos com o meio em que vivemos. 

Através desse estudo, Heller conseguiu entender e documentar o estímulo sensorial que cada cor produz nos indivíduos. 

Algumas curiosidades da pesquisa de Heller:

  • As pessoas levam em média de 90 segundos para estabelecer algum tipo de conceito daquilo que estão vendo;
  • De 62 a 90% dos casos a cor foi fator determinante para a decisão de compra de um produto.

Com a constatação da importância da cor em um objeto e em como este molda o comportamento do consumidor, geramos uma lista com as 13 principais cores que compõem o espectro da luz branca. 

Percepção e significado da cor Azul

É a cor preferida de quase metade dos indivíduos pesquisados. Sendo desse montante, 46% para homens e 44% para mulheres. Além disso, o índice de rejeição dessa cor é quase nulo, apenas 1% opinou no desgosto pelo uso dessa cor. 

A cor azul é a que nos transmite mais a sensação de frieza do espectro. Ao azul damos a classificação de cor fria. 

Ambientes com a cor azul

Céu, águas tranquilas, montanhas longínquas.

Sensações positivas da cor azul 

Confiança, segurança, verdade, serenidade, intelectualidade, inteligência, independência, espaço, estabilidade, poder, riqueza, superioridade, credibilidade, conservadorismo, harmonia, sinceridade, tecnologia, limpeza.

Sensações negativas da cor azul 

Frieza, distanciamento, paralisia, congelamento, singularidade, introversão, placidez, solidão, passividade.

Cor complementar 

Laranja

Marcas famosas que usam o azul

cor azul psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor azul no marketing

Por ser uma cor que transmite a sensação de calma, paz o azul é muito usado no ramo farmacêutico, higiene e saúde. 

Atualmente também o azul é muito usado em empresas de tecnologia (startups) por seu significado de sobriedade, modernidade e liderança. 

Percepção e significado da cor Vermelho 

A segunda cor na preferência dos entrevistados, o vermelho vem com 12% de sua popularidade. É a cor mais associada às mulheres na atualidade. 

Essa cor tem forte associação com nosso sangue, fogo, guerra e a sensação de perigo. Talvez por representar algo tão comum em nós humanos como o sangue, o vermelho é comumente representado em outros objetos como coração, lábios e boca. Devido a esse caráter muito ligado ao ser humano, o vermelho representa também a paixão, ódio, raiva, erotismo e sexo. 

O vermelho é a cor que mais representa a sensação de calor de todas as do espectro. Por isso dizemos que todas as cores próximas no espectro ao vermelho são consideradas cores quentes. 

Ambientes com a cor vermelho

Inferno, sol, fogo, fornalha, sangue, lábios, pele, boca. 

Sensações positivas da cor vermelho 

Emoção, energia, vigor, calor, alegria, coragem, extroversão, excitação, intensidade, movimento, dinamismo, velocidade, paixão, amor, poderio, glória, sexualidade, erotismo, sedução, atração, conquista.

Sensações negativas da cor vermelho 

Poderio, soberba, luxúria, perigo, fúria, violência, ira, agressividade, impulsividade, proibição, ansiedade, controle, imoralidade, comunismo, inferno. 

Cor complementar 

Verde

Marcas famosas que usam o vermelho

cor vermelha psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor vermelho no marketing

Por seu senso de ansiedade, compulsão, ação, o vermelho é usado em empresas do ramo alimentício, esportivo e automobilístico. 

Curiosidade: uma teoria que circula há muito tempo na internet dá conta que, o vermelho assim como o amarelo, foram escolhidas como cores principais do Mcdonald’s pela sensação de ansiedade, rapidez e aguçar o paladar. Ambas as cores geram ansiedade para que as pessoas comam o mais rápido possível para dar lugar a outras, gerando assim muito mais lucro a empresa. 

Percepção e significado da cor Amarelo

O amarelo é uma cor a parte. Na pesquisa feita por Heller, é aceita por 6% dos entrevistados. Outra parcela, 7% dizem odiar.

Talvez esse gosto tão dividido deva-se ao fato de ser uma cor ambígua, gera tanto a sensação de otimismo e riqueza como de cobiça, avareza e egoísmo. 

Ambientes com a cor amarelo

Sol, ouro, aliança.

Sensações positivas da cor amarelo 

Iluminação, conforto, inspiração, energia, perigo, alerta, aviso, emergência, felicidade, alegria, euforia, espontaneidade, adolescência, juventude, idealismo, expectativa, descontração, animação, saúde, esperança, apoio, primavera, calor, divertimento, verão.

Sensações negativas da cor amarelo 

Covardia, inveja, avareza, ciúmes, egoísmo, engano.

Cor complementar

Violeta

Marcas famosas que usam o amarelo

cor amarelo psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor amarelo no marketing

O amarelo é muito usado quando queremos chamar a atenção para um determinado lugar. É uma cor muito usada para dar destaque a elementos principais das composições, call to actions, botões e avisos importantes. 

Por se tratar de uma cor muito ligada ao público jovem e infantil, é muito usada em empresas de brinquedos e em empresas que têm os seus produtos produzidos para esse público. 

Além disso, o amarelo é muito usado para transmitir lucro, dinheiro, ganho e empresas do setor imobiliário, finintecs e bancos fazem uso. 

Percepção e significado da cor Laranja

O laranja é uma das cores mais interessantes do espectro. Não tem tanto destaque quanto seus vizinhos, o vermelho e o amarelo. Ainda assim muitos a escolhem por ser uma cor que representa a jovialidade de um modo ameno. Nem exagerado como o vermelho, nem espalhafatoso como o amarelo. É a cor usada para quem quer o meio termo. 

Além de uma cor expressiva, o laranja consegue dar destaque em layouts e estabelece uma simbiose com outras cores sem que sobressaia demais. 

Ambientes com a cor laranja

Laranja, sol, poente, nascente.

Sensações positivas da cor laranja 

Desejo, excitabilidade, energia, estimulante, amigável, alegria, diversão, cítrico, entusiasmo, fertilidade, vibração, fogo, calor, força, luminosidade, euforia, prazer, tentação, senso de humor, competição, ofensa, festa, chama.

Sensações negativas da cor laranja 

Agressão, ansiedade, embate, confronto, desafio.

Cor complementar

Azul

Marcas famosas que usam o laranja

cor laranja psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor laranja no marketing

Por estar intrinsecamente ligada a fruta de mesmo nome, a cor laranja é uma das que mais  nos desperta o paladar. Talvez por isso ganha tanto destaque em marcas do ramo de bebidas.

Percepção e significado da cor Verde

O verde é uma cor que leva em sua maioria dos usos, a sensação de esperança, de algo ligado a natureza seja ela em formação ou já deteriorada. 

Simboliza a natureza e todos os seus pormenores. Desde a representação de uma simples folha até o seu conjunto numa bela e frondosa árvore. 

Um dos sentidos mais estimulados pelo verde é o olfato. É quase impossível pensar em verde sem que venha a mente o cheiro da relva, daquela grama cortada recentemente, do aroma do campo. 

Ambientes com a cor verde

Natureza, árvore, grama, folha, flores, planície, mar, água do mar.

Sensações positivas da cor verde 

Natureza, dinheiro, riqueza, família, harmonia, saúde, paz, tranquilidade, segurança, abundância, serenidade, posteridade, suavidade, relaxamento, juventude, humor, divertimento, felicidade, vida, crescimento, amizade, frescor, acalmar, repousar, equilíbrio, estabilidade, crença, firmeza, fertilidade, boa sorte, vigor.

Sensações negativas da cor verde 

Ciúme, inveja, umidade, apodrecimento, asco, nojo, repulsa, toxicidade.

Cor complementar

Vermelho

Marcas famosas que usam o verde

cor verde psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor verde no marketing

Como falar em verde é falar em natureza, tudo o que é voltado para esse nicho normalmente é representado por essa cor. 

Outro emprego bem feito do verde é com relação a frescura dos alimentos. Muitas empresas como a Starbucks se utilizam desse argumento para mostrar o valor de cuidado com que seus produtos são levados aos seus clientes. 

Assim também é o Subway que tem a alimentação saudável como seu carro chefe e diferencial de mercado. 

Vemos ainda o verde em algumas empresas de tecnologia representando a estabilidade, segurança e confiança que busca oferecer a seus clientes. 

Percepção e significado da cor violeta

O violeta é uma cor que remete ao misticismo. As bruxas e seus feitiços. É a cor da realeza, do luxo e poder. Quando associada ao vermelho dá a ideia de luxúria, de apelo sexual mais aflorado. 

É uma cor para quem foge das convenções. Hoje ganha um caráter de diversidade mas no passado teve seu uso ligado a sensação de humildade pelos cristãos. 

Ambientes com a cor violeta

Flor, natureza.

Sensações positivas da cor violeta 

Alquimia, calma, dignidade, controle, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo.

Sensações negativas da cor violeta 

Enterro, engano, miséria, violência, agressão, furto, imoralidade.

Cor complementar

Laranja

Marcas famosas que usam o violeta

cor violeta psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor violeta no marketing

Como falar em violeta é falar em poder, marcas com essa cor normalmente expressam valor de sua história, tem produtos confiáveis no mercado e se vendem como precursores. São vanguardistas. 

O violeta é muito usado no setor de produtos femininos de beleza. Afinal, qual a mulher que não quer se sentir poderosa ao usar alguns desses produtos, não? 

Percepção e significado da cor Rosa

Não há uma cor mais ligada às mulheres quanto o rosa. O rosa expressa amabilidade, suavidade, cortesia. Talvez seja por isso que os homens não tendem a gostar muito dessa cor. Preferem algo mais forte, mais pulsante. 

Apesar disso não há como negar que é uma cor que combina muito bem em trajes sociais pelo seu aspecto de elegância. 

Um significado que une ambos é a sensação de romance, de amor. O rosa é normalmente uma das cores vistas nos campos energéticos de pessoas que estão apaixonadas e que sentem atração por seu parceiro. 

Ambientes com a cor rosa

Flor, pele, boca, salmão.

Sensações positivas da cor rosa 

Encanto, amabilidade, inocência, feminino, suavidade, maciez, delicadeza, infância, charme, cortesia, doçura, doce.

Sensações negativas da cor rosa 

Fraqueza, delicadeza. 

Marcas famosas que usam o rosa

cor rosa psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor rosa no marketing

A cor rosa como não podia deixar de ser, é empregada no ramo de produtos femininos. Há também empresas no ramo infantil que se utilizam dessa cor para expressar zelo, cuidado, suavidade. Sentidos intimamente ligados às crianças. 

Percepção e significado da cor Ouro

É um dos maiores casos de uma cor intrinsecamente ligada a um sentimento, o de riqueza. Se tem uma cor que foi criada para expressar alguma coisa de forma tão direta essa é o ouro. 

Na antiguidade a prata era o metal mais precioso que o ouro. Com o passar dos tempos e escassez de prata o mundo se viu adorando a outro metal, dessa vez, o ouro. O ouro ganhou seu destaque e é até hoje muito ligado ao senso de riqueza. Tudo que reluz a ouro é capaz de trazer infindáveis atributos a quem os usa. 

O ouro ainda é considerada a cor do bem sucedido, do famoso, daquele que alcançou um status de mais alto grau na sociedade. Tanto que muitos artistas da música americana, o hip hop e o rap o usam como adorno demonstrando sua ascensão a uma nova classe social. 

Ambientes com a cor ouro

Ouro, moeda, medalha, objetos de luxo, pingentes, aliança, anel, brinco. 

Sensações positivas da cor ouro 

Riqueza, poder, confiança, felicidade, ascensão, valorização, status, proeminência.

Sensações negativas da cor ouro 

Soberba, luxúria, falsidade, ganância, ciúmes. 

Marcas famosas que usam o ouro

cor ouro psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor ouro no marketing

A cor ouro é muito usada pelo mercado de artigos luxuosos, em especial, o de jóias preciosas. 

O ouro ainda é ligado a realeza e que temos como símbolo em países como a Inglaterra, Espanha e Japão. Por isso é altamente empregada em brasões de famílias nobres ou que fazem parte da história de determinada região. 

Percepção e significado da cor Prata

A cor prata, assim como o ouro, tem sua ligação direta com o metal precioso.Apesar disso não traz o significado de riqueza e status tão aflorado. 

Por ser uma cor de tom frio, é mais usada pelos introvertidos. Mas não pense que seu uso não é em larga escala. Apesar de seu aspecto frio, a cor prata serve para expressar aspecto de solidez, confiança, belicosidade e firmeza. 

Até por esse distanciamento da humanidade, a cor prata é muito usada em máquinas. 

É uma cor que está mais associada a pensamento científico e industrial. Em comparação com o ouro, a cor prata é muito mais elegante e garante a discrição sem perder o seu valor. 

Ambientes com a cor prata

Prata, anel, aliança, pingente, brinco, metais, máquinas, robôs, carros. 

Sensações positivas da cor prata 

Poder, confiança, firmeza, exatidão, solidez, elegância, discrição.

Sensações negativas da cor prata 

Avareza, belicosidade.

Marcas famosas que usam o prata

cor prata psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor prata no marketing

Pelo seu aspecto associado a confiança, a cor prata é muito usada no setor automotivo. 

Apesar disso, outras empresas que tem no maquinário o seu carro chefe também se utilizam dessa cor para expressar suas marcas. 

Significado da cor Marrom

É uma das cores mais rejeitadas pelo público feminino e masculino. 

Se tem uma cor que funciona tão oposta quanto o ouro é o marrom. Por ser comumente associado a vassalos, presos, mendigos e serviçais na idade média, ainda hoje temos esses valores enraizados em nossa cultura ocidental. 

Apesar disso o marrom é muito ligado a natureza e a terra. Seu uso traz um ar aconchegante de proximidade com as nossas essências como seres humanos. Pode passar despercebida em muitos casos. 

Ambientes com a cor marrom

Móveis, troncos, terra, madeira, vasos, cerâmica, mel, seiva de algumas árvores, âmbar.

Sensações positivas da cor marrom 

Natureza, sobriedade, poder, aconchego, calma, força.

Sensações negativas da cor marrom 

Contenção, apatia, escuridão, solidão, confusão, egoísmo, pobreza. 

Aplicação da cor marrom no marketing

O marrom é muito usado em empresas do ramo de móveis. Outro setor que emprega bastante uso do marrom é nas empresas ligadas ao setor agrícola e de produtos ligados a natureza. 

Significado da cor Cinza

A cor cinza é a cor ausente de sentimentos específicos de um público, seja ele masculino ou feminino. Por isso é uma cor que pode muito bem ser usada para dar contraste a outra. Serve como uma base e combina com todos os tipos. 

O seu caráter de ótima associação com qualquer outra cor também deve-se ao fato de que o cinza é a cor que mais remete a falta de sensações. É a cor que, sozinha, não se justifica. 

O cinza é usado para expressar coisas sem vida, sem movimento. Tanto que, quando uma fogueira se apaga ou algo se extingue, dizemos que o resultado são as “cinzas”. 

Ambientes com a cor cinza

Máquina, carros, robôs.

Sensações positivas da cor cinza 

Equilíbrio, compatibilidade, força, solidez.

Sensações negativas da cor cinza 

Apatia, solidão, distanciamento, estupidez, belicosidade, brutalidade, amargura, finalidade, extinção, falta de luz, pensamento obtuso.

Marcas famosas que usam o cinza 

cor cinza psicologia das cores designer mauricio faccin

Aplicação da cor cinza no marketing

Assim como o prata, o cinza é usado em empresas do setor automotivo, de maquinários para indústria e do setor de segurança.

Significado da cor Preto

O preto ainda hoje gera a discussão devido ao fato de por muitos não ser considerado uma cor e sim a ausência de todas elas. 

Na pesquisa de Heller, o preto é apontado pelos mais jovens como uma cor apreciada. Já para os pesquisados acima de 50 anos não foi citado uma vez sequer. Talvez isso se deve ao fato de que o preto é levado como uma cor que transmite sobriedade e elegância para os mais novos em detrimento ao sentimento de morte e escuridão pelos mais velhos. 

Antigamente as cores sem brilho como o preto, cinza e marrom eram destinadas às pessoas de classe baixa. Aos ricos eram destinados tons mais alegres e vibrantes. 

Com a ascensão da burguesia a classe formadora de opinião na idade Média, os tons se inverteram e o preto passou a ser mais usado pela sua sobriedade e requinte. Em contrapartida, aos mais pobres restaram as cores vibrantes e eloquentes. 

O preto é usado em coisas soturnas, misteriosas como vemos nas revistas em quadrinhos com o Batman, o cavaleiro das trevas. Há ainda seu uso em empresas de espionagem, de investigação e equipes táticas de contenção como a Swat, Bope, Rota, etc. 

Ambientes com a cor preto

Noite, caverna, caixão, funerária, sombra.

Sensações positivas da cor preto 

Requinte, luxo, modernidade, poder, sobriedade, mistério.

Sensações negativas da cor preto 

Apatia, solidão, egoísmo, distanciamento, anti-social, morte, fim, tristeza, trevas, amargor.

Marcas famosas que usam o preto 

cor preto psicologia das cores mauricio faccin designer

Aplicação da cor preto no marketing

Apesar do preto ser uma cor que remete a ausência da maioria de sentimentos bons, é usada em empresas que querem dar contraste para suas marcas. Sejam elas de calçados como a Nike e Adidas até aquelas que lidam com o público feminino como Loreal. 

O preto é usado tanto para expressar força quanto requinte. 

Significado da cor Branco

O branco assim como o preto por muitos não é considerada uma cor. Em oposto, é uma cor que existe pela união de todas as outras. 

O branco está associado a limpeza, clareza, pureza. Tanto que é muito usado por profissionais da saúde. Por seu aspecto de calmaria, é um dos significados pelos quais os veterinários os usa. Afinal, tem contato com inúmeros animais que podem lhe fazer malefícios e ainda assim é muito bem quisto pelo simples fato de sua vestimenta ser branca. 

O branco ainda está ligado ao bem. A tudo que é bem quisto na natureza leva o branco como seu estandarte. Em período de paz, é o branco que se levanta como a cor das bandeiras daqueles que desejam sentimentos melhores para todos. 

O lado negativo do branco é o sentimento de vazio. A falta de sentimento do branco pode levar o ser humano, em alguns casos, ao seu pior estado. 

Ambientes com a cor branco

Hospital, bandeira.

Sensações positivas da cor branco 

Paz, leveza, limpeza, clareza, calmaria, bondade.

Sensações negativas da cor branco 

Apatia, solidão, ausência, introspecção.

Marcas famosas que usam o branco 

cor branca psicologia das cores mauricio faccin designer

Aplicação da cor branco no marketing

Como o branco passa imperceptível por onde é exposto, necessita de uma outra cor e um elemento que o contenha. Se podemos considerar o branco como logo, temos sempre um elemento retângulo, quadrado ou círculo necessariamente aplicado a ele. 

Muitas empresas do ramo de higiene e saúde utilizam o branco como sua cor principal. O azul é a segunda cor que mais é usada em combinação com o branco. Em terceiro lugar vem o verde. 

Referências bibliográficas

A psicologia das cores: como actuam as cores sobre os sentimentos e a razão – Eva Heller
• https://www.researchgate.net/publication/235320162_Impact_of_color_on_marketing

Maurício Faccin Dec

Sou designer digital de formação e atuo no mercado digital há 20 anos. Já passei por empresas grandes como Veja, Editora Abril, Canal Ideal e Rede Bandeirantes. Trabalhei com clientes de todos os portes e minha meta atual é inspirar pessoas a oferecer serviços diferentes e que melhorem a vida de seus clientes.

Deixe uma resposta