quais métricas medir para instagram

Não importa se você faz ou não campanhas pagas no Instagram mas uma das principais formas de crescer nessa plataforma é avaliando o quanto você está sendo relevante para sua audiência. 

Se você gerencia uma conta ou trabalha de forma profissional no Instagram, sabe que é necessário saber analisar os dados corretos. 

Mesmo profissionais mais experientes acabam analisando alguns dados que são mais prejudiciais do que benéficos para mensurar o sucesso das campanhas de marketing. 

A seguir, vou dizer o que você DEVE medir no Instagram

Antes de começarmos, os dados que vou comentar abaixo são apresentados pelo próprio aplicativo do Instagram. Não há segredo nenhum e você pode acessar a qualquer momento pelo seu perfil. A única coisa que te impedirá de vê-los é se você estiver abaixo dos 100 seguidores. 

O que eu DEVO medir?

1. Comentários

Pode parecer um item pouco atrativo mas é um dos pontos altos da avaliação que o algoritmo do Instagram usa para entregar o seu conteúdo para outros perfis. Quanto mais falado você é mais as pessoas vão conhecê-lo. 

Dica: coloque em sua estratégia de marketing, posts que gerem um certo número de comentários. Faça de, uma a duas vezes na semana, postagens sobre assuntos que possam gerar um número considerável de comentários. Dessa forma, você consegue saber o que as pessoas pensam e desse contato podem sair ideias interessantes para novas postagens. 

2. Compartilhamentos

Outro item tão importante quanto o número de comentários é a quantidade de compartilhamentos que suas postagens alcançam. Por meio de compartilhamentos, você utiliza os seus seguidores para espalhar o seu conteúdo de forma orgânica. 

Um diferencial dessa forma de alcance é que as pessoas que recebem o seu conteúdo indicado por outras, tendem a aceitar e consumir efetivamente o que você produziu. 

Dica: Postagens motivacionais, com frases de otimismo e com humor são fortes candidatos a serem compartilhadas pela sua audiência.

3. Salvamentos

Completando a tríade de dados que você deve medir, vem o número de salvamento. Uma das ferramentas mais usadas no Instagram é a de salvamento. Por meio dela você pode guardar postagens importantes para ver a qualquer hora. Assim você consegue criar uma espécie de biblioteca virtual de assuntos interessantes. Muitos deles podem virar material de estudo. 

Dica: Tutoriais e listas dão boas postagens para outros salvarem. Mas seja criativo, o que mais temos hoje no Instagram são listas inúteis sobre assuntos irrelevantes.

Visitas ao perfil

De que adianta você fazer um assunto interessante e diagramar uma arte bem feita se as pessoas não visitam o seu perfil. Evite que suas postagens sejam superficiais e guiem seus seguidores e interessados ao seu perfil. Afinal, a maioria das pessoas querem seguir quem realmente seja relevante para elas. 

Então, apresente-se de forma efetiva. SEJA IMPORTANTE para que elas lembrem de você e te sigam. E você só consegue fazer isso se elas derem uma olhada em sua bio. 

Alcance

Esse é um item que está relacionado diretamente com a relevância de suas postagens. Quanto mais o assunto de suas postagens se torna atrativo, mais ele é entregue para um número maior de pessoas. 

Uma estratégia muito difundida por alguns “experts” de Instagram é que você deve fazer um número grande de postagens na semana. Mesmo que suas postagens sejam pouco vistas ou consumidas, o Instagram tende a te ver como um produtor de conteúdo e passa a te mostrar com mais frequência. Isso não podia estar mais errado. Se fosse o caso, bastaria fazer 4 postagens por dia, sem relevância nenhuma e a entrega seria no mesmo nível de perfis com seguidores realmente engajados. 

Uma forma realmente boa de aumentar seu alcance é fazer suas postagens no tempo certo. E como eu consigo saber isso? No próximo item 😉

Horários e dias

Apesar de você só conseguir ver esses dados quando alcança 100 seguidores, o Instagram mostra a você quais os melhores horários e dias que seus seguidores vêem suas postagens. Com base no gráfico apresentado, é mais fácil saber quais os melhores dias e horas para fazer aquela postagem “matadora”.

Mas lembre-se que esses dados mudam de tempos em tempos. Uma dica aqui é marcar em uma planilha quais os melhores horários e dias pois seu planejamento deve seguir isso. 

Interações

As interações são um conjunto de informações que mensura as ações que as pessoas executam quando interagem com a sua conta. Duas formas que o Instagram faz as interações é por meio de visitas ao perfil e cliques no site.

Cliques no site

Se você tem um site e coloca um link em sua bio você com certeza deve medir esse item. É por meio dele que você saberá quantas pessoas clicaram no link em sua bio e foram transportadas para o seu site. Esse número pode ser comprovado pela leitura dos relatórios de seu Google Analytics

Contas alcançadas

De que vale você saber que o seu alcance aumentou se não sabe qual o número de contas para quais foram mostradas as suas postagens. Um sem o outro torna os dados algo irrelevante. 

Gênero

Aqui um dado específico de alguns ramos de atividade. Se o seu perfil se destina a um determinado público, seja ele masculino ou feminino, você sabe se está atingindo as pessoas certas.

Resultado de enquetes, perguntas e do Stories

As enquetes, perguntas e os testes servem para você conhecer mais sobre a sua audiência. É por meio delas que você consegue saber quais assuntos relevantes e como estes devem ser abordados em suas postagens e conteúdos.

Espero que esteja claro os itens que devem ser medidos por você. Deixo aqui um resumo do que falamos ao longo dessa matéria e espero que tenha sido de grande ajuda. E lembre-se, meça sempre o sucesso de suas postagens. Só assim você saberá que o tempo empregado está valendo a pena. 

Resumindo: itens que valem a pena serem medidos 😉 

• Comentários 
• Compartilhamentos
• Salvamentos
• Visitas ao perfil
• Alcance
• Interações
• Contas alcançadas
• Gênero
• Horários
• Resultado de enquetes, perguntas e do Stories

E você, já mede alguns desses itens? Não! Bom, pelo menos agora você já sabe quais elementos deve medir e melhorar cada vez mais as suas estratégias de marketing de seus canais.

Comente sobre o que está dando mais certo pra você. Vamos trocar umas “figurinhas” sobre as estratégias para o crescimento.

Até breve!

Maurício Faccin Dec

Sou designer digital de formação e atuo no mercado digital há 20 anos. Já passei por empresas grandes como Veja, Editora Abril, Canal Ideal e Rede Bandeirantes. Trabalhei com clientes de todos os portes e minha meta atual é inspirar pessoas a oferecer serviços diferentes e que melhorem a vida de seus clientes.

Deixe uma resposta