Quais métricas devo medir no Instagram?

quais métricas medir para instagram

Não importa se você faz ou não campanhas pagas no Instagram mas uma das principais formas de crescer nessa plataforma é avaliando o quanto você está sendo relevante para sua audiência. 

Se você gerencia uma conta ou trabalha de forma profissional no Instagram, sabe que é necessário saber analisar os dados corretos. 

Mesmo profissionais mais experientes acabam analisando alguns dados que são mais prejudiciais do que benéficos para mensurar o sucesso das campanhas de marketing. 

A seguir, vou dizer o que você DEVE medir no Instagram

Antes de começarmos, os dados que vou comentar abaixo são apresentados pelo próprio aplicativo do Instagram. Não há segredo nenhum e você pode acessar a qualquer momento pelo seu perfil. A única coisa que te impedirá de vê-los é se você estiver abaixo dos 100 seguidores. 

O que eu DEVO medir?

1. Comentários

Pode parecer um item pouco atrativo mas é um dos pontos altos da avaliação que o algoritmo do Instagram usa para entregar o seu conteúdo para outros perfis. Quanto mais falado você é mais as pessoas vão conhecê-lo. 

Dica: coloque em sua estratégia de marketing, posts que gerem um certo número de comentários. Faça de, uma a duas vezes na semana, postagens sobre assuntos que possam gerar um número considerável de comentários. Dessa forma, você consegue saber o que as pessoas pensam e desse contato podem sair ideias interessantes para novas postagens. 

2. Compartilhamentos

Outro item tão importante quanto o número de comentários é a quantidade de compartilhamentos que suas postagens alcançam. Por meio de compartilhamentos, você utiliza os seus seguidores para espalhar o seu conteúdo de forma orgânica. 

Um diferencial dessa forma de alcance é que as pessoas que recebem o seu conteúdo indicado por outras, tendem a aceitar e consumir efetivamente o que você produziu. 

Dica: Postagens motivacionais, com frases de otimismo e com humor são fortes candidatos a serem compartilhadas pela sua audiência.

3. Salvamentos

Completando a tríade de dados que você deve medir, vem o número de salvamento. Uma das ferramentas mais usadas no Instagram é a de salvamento. Por meio dela você pode guardar postagens importantes para ver a qualquer hora. Assim você consegue criar uma espécie de biblioteca virtual de assuntos interessantes. Muitos deles podem virar material de estudo. 

Dica: Tutoriais e listas dão boas postagens para outros salvarem. Mas seja criativo, o que mais temos hoje no Instagram são listas inúteis sobre assuntos irrelevantes.

Visitas ao perfil

De que adianta você fazer um assunto interessante e diagramar uma arte bem feita se as pessoas não visitam o seu perfil. Evite que suas postagens sejam superficiais e guiem seus seguidores e interessados ao seu perfil. Afinal, a maioria das pessoas querem seguir quem realmente seja relevante para elas. 

Então, apresente-se de forma efetiva. SEJA IMPORTANTE para que elas lembrem de você e te sigam. E você só consegue fazer isso se elas derem uma olhada em sua bio. 

Alcance

Esse é um item que está relacionado diretamente com a relevância de suas postagens. Quanto mais o assunto de suas postagens se torna atrativo, mais ele é entregue para um número maior de pessoas. 

Uma estratégia muito difundida por alguns “experts” de Instagram é que você deve fazer um número grande de postagens na semana. Mesmo que suas postagens sejam pouco vistas ou consumidas, o Instagram tende a te ver como um produtor de conteúdo e passa a te mostrar com mais frequência. Isso não podia estar mais errado. Se fosse o caso, bastaria fazer 4 postagens por dia, sem relevância nenhuma e a entrega seria no mesmo nível de perfis com seguidores realmente engajados. 

Uma forma realmente boa de aumentar seu alcance é fazer suas postagens no tempo certo. E como eu consigo saber isso? No próximo item 😉

Horários e dias

Apesar de você só conseguir ver esses dados quando alcança 100 seguidores, o Instagram mostra a você quais os melhores horários e dias que seus seguidores vêem suas postagens. Com base no gráfico apresentado, é mais fácil saber quais os melhores dias e horas para fazer aquela postagem “matadora”.

Mas lembre-se que esses dados mudam de tempos em tempos. Uma dica aqui é marcar em uma planilha quais os melhores horários e dias pois seu planejamento deve seguir isso. 

Interações

As interações são um conjunto de informações que mensura as ações que as pessoas executam quando interagem com a sua conta. Duas formas que o Instagram faz as interações é por meio de visitas ao perfil e cliques no site.

Cliques no site

Se você tem um site e coloca um link em sua bio você com certeza deve medir esse item. É por meio dele que você saberá quantas pessoas clicaram no link em sua bio e foram transportadas para o seu site. Esse número pode ser comprovado pela leitura dos relatórios de seu Google Analytics

Contas alcançadas

De que vale você saber que o seu alcance aumentou se não sabe qual o número de contas para quais foram mostradas as suas postagens. Um sem o outro torna os dados algo irrelevante. 

Gênero

Aqui um dado específico de alguns ramos de atividade. Se o seu perfil se destina a um determinado público, seja ele masculino ou feminino, você sabe se está atingindo as pessoas certas.

Resultado de enquetes, perguntas e do Stories

As enquetes, perguntas e os testes servem para você conhecer mais sobre a sua audiência. É por meio delas que você consegue saber quais assuntos relevantes e como estes devem ser abordados em suas postagens e conteúdos.

Espero que esteja claro os itens que devem ser medidos por você. Deixo aqui um resumo do que falamos ao longo dessa matéria e espero que tenha sido de grande ajuda. E lembre-se, meça sempre o sucesso de suas postagens. Só assim você saberá que o tempo empregado está valendo a pena. 

Resumindo: itens que valem a pena serem medidos 😉 

• Comentários 
• Compartilhamentos
• Salvamentos
• Visitas ao perfil
• Alcance
• Interações
• Contas alcançadas
• Gênero
• Horários
• Resultado de enquetes, perguntas e do Stories

E você, já mede alguns desses itens? Não! Bom, pelo menos agora você já sabe quais elementos deve medir e melhorar cada vez mais as suas estratégias de marketing de seus canais.

Comente sobre o que está dando mais certo pra você. Vamos trocar umas “figurinhas” sobre as estratégias para o crescimento.

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?