Tradutor de Marketês - Os termos de marketing digital mais usados do mercado. De A a Z

ABCDEFGHIKLMNOPQRSTUVXWYZ

Adsense

Ferramenta do Google que disponibiliza inventários para anunciantes em sites em que seus desenvolvedores queiram monetizar os espaços. É como se fosse um espaço onde você pode exibir seu anúncio, banner, etc.

Advertising

Propaganda.

Adwords

Google Adwords, plataforma de anúncios do Google. É através desta plataforma que se fazem anúncios pagos que serão mostrados nos resultados de busca, por exemplo.

Afiliados

Tipo de marketing onde os sites recebem pelo tráfego gerado até um determinado site. Cada afiliado tem um ID diferente e ele sempre aparecerá na url que leva ao site principal, que irá pagar por esse tráfego.

AIDA (Awareness, Inform the customer, Direct benefit, Action)

Cada letra significa uma das etapas de um modelo de conversão: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ele é baseado no comportamento humano para tomada de decisão e utilizado para direcionar as ações do marketing de maneira mais focada em resultado.

Automação de Marketing

Ações de marketing realizadas de maneira semi ou totalmente automática através de ferramentas específicas. É utilizada para facilitar o trabalho e aumentar os resultados. Um bom exemplo dessa automação é a nutrição feita através de e-mails.

B2B

A expressão business-to-business é a denominação do serviço ou comércio trocado entre empresas, de empresa para empresa.

B2C

A expressão business-to-consumer é a denominação do serviço ou comércio estabelecido entre uma empresa e um consumidor.

Brainstorming:

A “tempestade de ideias” é uma dinâmica de grupo que visa explorar a potencialidade criativa dos indivíduos envolvidos para a resolução de um problema pré-determinado, para a criação de um planejamento ou para o desenvolvimento de novas ideias e projetos, por exemplo. A técnica propõe que as pessoas reunidas exponham seus pensamentos para que possam chegar a um denominador comum. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda e todas devem estar na compilação do processo, para que a solução final seja escolhida.

Branding

É o conjunto de ações estratégicas que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa perante aos seus consumidores.

Briefing

É o conjunto de informações, dados e instruções necessários para que uma tarefa seja executada. Dentro de uma agência de publicidade, por exemplo, é comum vermos a área de Atendimento, responsável pelo contato com os clientes, enviando briefings para a Criação, que irá desenvolver as peças gráficas da campanha.

Budget

Na tradução, o termo significa orçamento. Budget da campanha, da área de marketing ou do cliente são algumas das aplicações que ele pode ter no dia a dia.

CMS

Sistema para gerenciamento de conteúdo (Content Management System, em inglês). É uma aplicação web especialmente desenvolvida para facilitar a produção de conteúdos – o WordPress é um ótimo exemplo de CMS.

CTA

São as Chamadas para Ação (Call to Action), bastante utilizadas para induzir ou sugerir que consumidores realizem algum tipo de ação em sua página, como clicar em botões, banners, ofertas, links sugeridos ou patrocinados, baixar conteúdo, etc.

Co-branding

Associação entre duas marcas que busca agregar valor para entrar em mercados onde, sozinhas, elas teriam pouca ou nenhuma credibilidade.

Conversão

É quando a CTA sugerida dá resultado, levando o usuário à “conversão” desejada, como uma compra, curtida, visualização, download, assinatura de newsletter, preenchimento de um formulário, entre outras possibilidades.

CPC

Custo por Clique. Utilizado para designar o valor pago por cada clique em um anúncio.

CPM

Custo por Mil Impressões é a métrica usada na modalidade de pagamento por impressões. Como o nome já mostra, a cada 1000 impressões, independentemente de ter sido clicado ou não, o anúncio será cobrado do anunciante.

Cross-selling

Vendas cruzadas. Ação utilizada para tentar vender produtos relacionados ou que têm papéis complementares no mercado. Por exemplo, se você comprou um tênis em algum e-commerce, é provável que você seja impactado por anúncios de meias em seguida.

Dashboard

É uma representação gráfica de qualquer equipamento ou mecanismo, em que numa só página concentra um conteúdo específico.

Deadline

É o prazo para entrega ou conclusão de determinada tarefa ou projeto.

Design Thinking

Abordagem que propõe aplicar ferramentas típicas da criação em design para criação de novos produtos e inovações. 

Disparador de e-mail

Contribui com campanhas de e-mail marketing, disparando uma sequência de e-mails a diferentes contatos de maneira simultânea.

Display do Google

É uma rede de sites em que é possível exibir anúncios de campanhas do Google Adwords.

DNS

São os populares servidores de internet. É por meio do DNS que se direciona assertivamente os visitantes até o site respectivo.

Domínio

Endereço principal de um site. O endereço www.mauriciofaccin.com, por exemplo, é um domínio.

Dumping

Venda com preços muito abaixo dos praticados (muitas vezes abaixo até mesmo do custo) para domínio do segmento.

E-Book

São livros ou manuais eletrônicos, que podem ser baixados e lidos diretamente em qualquer dispositivo digital. São ferramentas mais completas e abrangentes, tais quais seus similares físicos.

E-commerce

É o comércio eletrônico. Por meio de uma loja virtual, é possível vender para o público e estabelecer um relacionamento mais próximo com a audiência, com estratégias de Marketing Digital.

Edge Rank

Algoritmo utilizado pelo Facebook para avaliar a relevância de posts e se eles devem aparecer no feed de notícias. Tempo de postagem, formato do post e afinidades são alguns dos fatores considerados pelo código.

Email Marketing

Uma ferramenta poderosa do Marketing Digital que visa estabelecer um vínculo mais próximo com potenciais clientes, bem como a nutrição dos leads. Além disso, divulga campanhas de marketing direto por meio de newsletter, possibilitando gerar mais vendas, atrair tráfego para blog e sites, entre outros fatores.

Endomarketing

Marketing interno. Utilizado para motivar, educar e aumentar a produtividade e o bem estar dos funcionários. Temos um artigo completo sobre Endomarketing, leia.

Engajamento

Reflete as interações entre a audiência o conteúdo disponibilizado por um site. Se trata de uma valiosa métrica de envolvimento e relacionamento do público com determinada marca na web.

Erro 404

Página de erro exibida quando o servidor é incapaz de encontrar o endereço solicitado.

Exit Page

A última página que o usuário acessou no site e que fecha o ciclo do usuário dentro do domínio. Especialmente útil para entender o comportamento do usuário e definir melhores estratégias para o User Experience – UX.

Maurício Faccin Dec

Sou designer digital de formação e atuo no mercado digital há 20 anos. Já passei por empresas grandes como Veja, Editora Abril, Canal Ideal e Rede Bandeirantes. Trabalhei com clientes de todos os portes e minha meta atual é inspirar pessoas a oferecer serviços diferentes e que melhorem a vida de seus clientes.

Deixe uma resposta