Uma pergunta que me fazem muitos clientes e seguidores em meu perfil. 

Como eu consigo achar o horário ideal para postar meus conteúdos? 

Antes de mais nada é necessário explicar que é muito importante saber qual o resultado de suas postagens. É com base nos dados que você saberá quais assuntos são atrativos para o seu público e de que forma são consumidos

Não tem fórmula mágica!

Apesar de vários “gurus” dizerem que precisamos postar pelo menos uma vez por dia, o fato é que isso não funciona para todo mundo. Para saber como o seu público vai se comportar é necessário que você faça testes de tempos em tempos. 

Os testes vão te dizer qual a frequência exata que sua audiência precisa para conseguir absorver os conteúdos que você faz. Assim, você consegue aumentar o engajamento de seus posts e melhorar a relevância de seu perfil. Com isso, o Instagram passará a entregar o que você faz para mais pessoas 😉

No caso do meu perfil, @mauricio_faccin_designer, vi que o melhor é postar duas vezes ao dia. Uma postagem às 12h e outra às 16h. Coincidentemente esses são os horários que a maioria dos posts performam melhor na plataforma. O que não quer dizer que o seu público esteja nesses períodos. 

Se você tem um perfil profissional e quer melhorar a entrega do que você faz, é imprescindível ficar atento a isso. Digo até que esse é um item essencial em sua estratégia de marketing. 

Precisa melhorar sua audiência
nas redes sociais?

E o melhor, dentro do Instagram você tem os dados que precisa para fazer isso! De forma gratuita e sem necessidade de outro programa.

Essa é uma das primeiras tarefas que crio com meus clientes em minhas consultorias de marketing para redes sociais. 

Deixa eu te explicar no passo a passo:

Lembrando que você precisa ter uma conta comercial para fazer isso:

  1. Na página do seu perfil, clique no menu superior direito, aquele com os três traços;
  2. Clique em Informações;
  3. Logo abaixo da imagem do perfil há três opções: Conteúdo, Atividade e Público;
  4. Clique em Público;
  5. Em Público deslize a tela para baixo até encontrar Seguidores;
  6. Na página você pode escolher ver o gráfico por Horários e Dias;
  7. Em cada um dos gráficos você consegue saber como estão indo as suas postagens e dessa forma melhorar a sua estratégia de marketing. 

Espero que esse mini-tutorial tenha sido relevante para você. 

E eu quero saber, você tem outras estratégias para aumentar seu engajamento com o seu público? Comenta pra gente! 👇👇👇

Maurício Faccin Dec

Sou designer digital de formação e atuo no mercado digital há 20 anos. Já passei por empresas grandes como Veja, Editora Abril, Canal Ideal e Rede Bandeirantes. Trabalhei com clientes de todos os portes e minha meta atual é inspirar pessoas a oferecer serviços diferentes e que melhorem a vida de seus clientes.

Deixe uma resposta